quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Cuidados com a doença de Alzheimer

O que é Alzheimer?
Alzheimer é uma doença que tem várias fases e a família devera estar pronta para reconhecer esses sintomas e as sutis diferenças. Sinais e sintomas: O início é lento, gradual, em período de vários anos, continuando progressivamente sem melhoria. A memória e o intelecto são sempre comprometidos. Há uma diferença entre os pacientes que a doença começa nos mais jovens e nos que começa quando são mais idosos. Pacientes mais jovens (antes dos 65 anos de idade) desenvolvem mais distúrbios de linguagem e a doença se desenvolve mais rápido enquanto que pacientes mais velhos tem menos alterações de linguagem. A doença de Alzheimer é dividida em três fases
Fase inicial
É aquela em que a pessoa está consciente, percebe que algo está errado, se desorienta em relação ao tempo e mais tarde ao lugar, até mesmo em sua própria casa, entrando em depressão. Ocorre à perda da memória recente, dificuldade para aprender e reter novas informações, distúrbios de linguagem, dificuldade progressiva para as tarefas da vida diária, falta de cuidado com a aparência pessoal, irritabilidade, desorientação. Nesta fase os pacientes ainda apresentam boa qualidade de vida social, permanecendo alerta.
Fase intermediária
O paciente é completamente incapaz de aprender e reter novas informações. O paciente se perde em sua própria casa, correndo o risco de queda ou acidente por confusão, necessitando da colaboração de alguém. Caminham distâncias sem rumo, aparecendo à agressividade física, comportamento social inadequado e incontinência.
Fase final
O paciente está totalmente incapaz de andar (restrito ao leito), não fala mais, risco de pneumonia, desnutrição e úlceras por ficar deitado.
Complicações Comportamentais
Hostilidade, agitação, caminhar sem rumo, não cooperativo.
Psiquiátricas:
Depressão, ansiedade
Metabólicas:
Desidratação, intoxicação por remédios.
Outras:

Síndrome do entardecer, quedas, incontinências, infecções.

Você pode obter mais informações no site da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, no endereço: www.sbgg.org.br
Fonte: Adaptação feita do texto original de Geraldo Kepler M

Nenhum comentário: