terça-feira, 30 de outubro de 2007

Agressividade Infantil


Agressividade Infantil
Quando pensamos em crianças, logo associamos à imagem angelical de pureza e doçura. Por isso nos causa grande espanto e desorientação ao ver atitudes agressivas em crianças pequenas.A agressividade é uma força instintiva que como outras são inatas em todos os seres humanos. Especialmente a criança, expressa tudo o que é mais essencial do ser humano, uma vez que ela ainda não completou seu amadurecimento moral e intelectual, ou seja, ela não tem recursos próprios para se relacionar com o mundo. Assim, nas crianças percebemos as características essenciais e instintivas do ser humano com a agressividade, porém é individual de cada uma como e o quanto esta se manifesta. Como lidar diante de uma criança que expressa uma agressividade excessiva, devemos compreender o contexto em que isso ocorre. O primeiro passo é verificar se existe em seu convívio familiar e escolar, algum fator que esteja estimulando a reação agressiva. Se esse for o caso os adultos podem orientar a criança á ter atitudes alternativas para resolver a situação, se for necessário o próprio adulto poderá interferir na situação. Em crianças que tem como característica pessoal uma força agressiva intensa, os pais podem proporcionar-lhes oportunidades de direcionar essa força para um caminho produtivo como atividades artísticas ou nos esportes. Um alerta , a criança que tem características que não correspondem as expectativas dos pais, familiares e professores encontrará muitas dificuldades no seu desenvolvimento caso os adultos de seu convívio a tratem como uma criança problema, estranha e indesejável, pois isso prejudica ainda mais a possibilidade dela se aceitar do jeito que é e se tornar uma pessoa saudável. Saudável não é a criança que age e se comporta segundo os padrões que nós estabelecemos. Saudável é a criança de bem com ela mesma e de bem com a vida.
Luciana IbriPsicoterapeuta
Fonte: Google

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Refém de quem?


Refém de quem?
Vivo em constante dúvida... Hoje serei refém de quem?
Um dia de bandidos...
Outro de polícia...
Hoje foi terrível, perdemos uma criança de apenas quatro anos...
Ate quando, nós que somos moradores seremos reféns, da guerra urbana, do trafico e de falsos policiais que recebem semanalmente, tão famoso "arrego"
Hoje percebi em cada morador que conversei, o alívio de ver que a polícia HOJE, não seria comprada... Não por que ali não existissem corruptos, e sim por que eram muitos homens, um nini exercito, que quando quer, trabalha e FAZ acontecer...
Vergonhoso não é? Por que temos que esperar, que alguém ache, que esta com vontade de fazer algo pelo "favelado"?
MAIS ISSO É BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!
Caramba ate quando terei que ver isso tudo e me calar?
Ate quando verei pais chorando, por filhos mortos, de culpa que eles (pais)com certeza não têm? Sabem ;morar em uma favela, é muito difícil, para quem não procura entende-la...
Se sou louca?
Com certeza senhores, pois aqui moro há 15 anos criei quatro filhos com louvor, trabalhadores e excelentíssimas donas de casa, mas eu tive INSTRUÇÃO!
Os outros pais não... Isso senhores é injusto!
Dêem-me somente uma chance, e tentarei reverter isso... É tudo que vos peço.
Silvia Fedorowicz



Estado Primaveril...

Hoje estou me sentindo assim, em estado de Primavera.
Vejo bebes recém-nascidos, com o eterno sorriso nos lábios, ou aquele biquinho de “vou chorar”...
Vontade de fazer piqueniques, em grama verde e ainda úmida de orvalho noturno, com toalha xadrez, vermelha e branca. Com flores, recém colhidas, em um jarro improvisado, como enfeite da mesa também improvisada, para um prazer simples e antigo como eu...
Vontade de jogar bola, com os filhos já adultos, (que para mim, serão eternas crianças,), e com os netos que para meus filhos também serão eternas crianças...
Vontade de rir o riso que contenho a tanto tempo no meu peito...
Vontade de ser feliz de uma forma simples, que se chama dar amor...
Vontade que a minha primavera, jamais se vá, que eu ainda consiga, ser criança, por muito tempo, em minha alma, para poder viver o que me resta, em puro êxtase de ter o que todos procuram...
Minha Família em volta de mim!

Silvia Fedorowicz

domingo, 14 de outubro de 2007

A arte de Envelhecer



A arte de Envelhecer
Viva, viva, viva o momento presente.Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.Observe-se o bastante para não se enganar sobre si mesmo.Corrija as suas falhas com diligência e coragem.Ria de si mesmo. Seja equânime e justo.Seja Verdadeiro e cuidadoso com as pessoas. Dê sem pensar em retorno, nunca.Prepare-se para ser o professor em vez do aluno.Tenha compaixão pelo sofrimento alheio.Sempre tente ajudar.Sua linguagem agora é a paciência.Mesmo que não queira, ela nasce numa determinada idade...Limpe o Seu carma e o de sua família praticando boas açõese dedicando o mérito para o benefício de todos os seres;Assim você estará preparando o seu futuro,sua velhice, sua madurez.Prepare-se para morrer um dia, pergunte-se o que vai responder quando for indagado:"-O que você tem para nos mostrar da sua vida?" Porque você será indagado, seja ateu ou devoto.Você dará vários nomes a isso. Essa energia:Buda, Cristo, Deus, Energia, Vida, Mente, Psique, Eu mesmo.Mas ela estará lá, dentro/fora de você,como sempre esteve e estará.Observe a natureza, o tao. Tudo nasce, tudo morre, tudo tem um ciclo.Viva os seus ciclos com paixão, sem medo.
É a sua vida!!!
Fonte: Google

DEZ dicas para evitar o Câncer



DEZ dicas para evitar o Câncer
Quem nunca teve medo do Bicho-Papão ou da Cuca quando era criança? Crescemos e passamos a acreditar que estas criaturas assustadoras eram frutos da imaginação... mas estávamos errados. O Bicho-Papão da idade adulta é bem palpável e atende pelo nome de... Câncer.
Você pensou ‘Imposto de Renda'? Não, não, é Câncer mesmo.
Estimativas feitas na década de 1980 pelos respeitados epidemiologistas ingleses, os Drs. Richard Doll e Richard Peto, mostraram que o fumo e a dieta respondem cada um por 30 a 35% do risco de uma pessoa ter câncer. Isso significa que simplesmente escolher hábitos de vida mais saudáveis pode reduzir em até 70% suas chances de desenvolver um tumor maligno. Partindo desta premissa e c om base nas evidências científicas mais recentes, relacionei as 10 dicas mais comprovadamente eficazes para evitar o Câncer:
1. FAÇA EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS. O Câncer no testículo é mais comum em homens entre os 15-35 anos de idade. Após os 40 anos, o problema pode ir para a próstata, os pulmões e o intestino grosso. Mulheres em idade fértil devem fazer o preventivo ginecológico a cada 12 meses, e, a partir dos 50 anos de idade, devem incluir mamografias também e...
Em resumo: facilite sua vida e não fique tentando descobrir sozinho(a) o que pode dar errado. Conte com seu médico para saber os tipos de exames preventivos que devem ser feitos. Estes exames podem variar de acordo com a presença de alguns fatores de risco específicos da sua família.
A avaliação médica periódica também é importante para checar a presença de infecção pelo HPV, ou Papilomavírus Humano. Este micróbio, transmitido pelo contato sexual, pode levar ao desenvolvimento de câncer no útero ou no pênis.
2. CUIDADO COM SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS POTENCIALMENTE DANOSAS. Produtos químicos contidos em alguns pesticidas e sprays podem aumentar o risco para câncer. Alimentos industrializados ou muito processados também podem ser perigosos.
O próprio ambiente de trabalho pode oferecer risco: a exposição repetida e prolongada a gasolina, diesel, arsênico, berílio, cloreto de vinil, cromados, gás mostarda e certos éteres pode resultar em vários tipos de câncer.
3. NÃO FUME.
E por falar em substâncias químicas perigosas... Fumar é a causa número 1 de várias doenças evitáveis, tais como câncer nos pulmões, infecções das vias respiratórias, problemas cardíacos, desentendimentos na praça de alimentação do shopping, e 342.112 outros distúrbios.
Eu sei que você não vai fumar para sempre, porém, quanto mais fumar, mais vai estar perto do “para sempre”. Faça todo esforço possível para largar o cigarro – e passe esta iniciativa adiante.
4. NÃO CONSUMA BEBIDAS ALCOÓLICAS EM EXCESSO.
O consumo regular de bebidas alcoólicas (mais de duas doses por dia, todos os dias) aumenta o risco para cânceres na cavidade oral, na garganta e no esôfago. Acredita-se isto esteja relacionado à deficiência de vários nutrientes.
5. MANTENHA-SE NA FAIXA DE PESO IDEAL.
A Obesidade aumenta o risco para câncer nas mamas, no intestino grosso e na próstata – isso se a pessoa não sofrer um infarto ou derrame antes. A Obesidade é uma doença e deve ser tratada não com descaso ou preguiça, mas com força de vontade e amor próprio. Você foi o espermatozóide mais rápido e esperto daquela noite! Faça valer a diferença!
6. LEVE UMA ALIMENTAÇAO RICA EM NUTRIENTES E POBRE EM CALORIAS. Vários estudos indicam que dietas pobres em fibras e ricas em gorduras aumentam o risco para câncer no intestino grosso, na próstata, nas mamas, nos ovários e no útero. Defumados e picles também aumentam seu risco. Dê preferência para frutas, legumes, cereais integrais e peixes.
Eu adoro um churrasco e confesso que fiquei um pouco (‘um pouco' é mentira, mas me dê algum crédito, ok?) assustado quando pesquisas realizadas pelo National Cancer Institute mostraram que o cozimento de carne vermelha é capaz de produzir mais de 17 tipos diferentes de Aminas Heterocíclicas – todas elas potencialmente causadoras de câncer. Pessoas que comem carne vermelha bem-passada mais de 4 vezes por semana possuem um risco até 3 vezes maior para câncer no estômago.
Para meu alívio, os cientistas também descobriram que pré-cozinhar as carnes no forno microondas por 2 minutos, antes de levá-las ao fogo, é capaz de reduzir em 90% o conteúdo de Aminas Heterocíclicas. Esta é uma boa maneira de manter as carnes na sua dieta (pois elas são uma fonte importante de nutrientes), ao mesmo tempo em que você reduz a concentração de substâncias nocivas.
7. USE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS.
Frutas, vegetais e cereais integrais ricos em carotenóides, vitamina A e vitamina C ajudam a proteger contra cânceres nos pulmões, no intestino grosso, nas mamas, na cavidade oral, no esôfago, no estômago, no pâncreas, no colo do útero e nos ovários.
Os Carotenóides são encontrados em vegetais e frutas de cor amarela ou alaranjada (p.ex.: cenouras e batata doce) e vegetais folhosos de cor verde escura (p.ex.: brócolis e espinafre). Os cientistas descobriram que os Carotenóides são capazes de reduzir a incidência de câncer no pulmão até mesmo em pessoas fumantes. É óbvio que parar de fumar é a principal medida para evitar o câncer no pulmão, mas mesmo entre os fumantes, aqueles que apresentam baixas concentrações de carotenóides no organismo possuem um risco maior.
8. PRATIQUE EXERCÍCIOS REGULARMENTE.
Os exercícios melhoram a oxigenação dos órgãos e tecidos, removem radicais livres e ajudam a manter o peso ideal, além de promoverem um bem estar tremendo, graças à liberação de endorfinas e outros neurotransmissores ‘do bem'.
9. APRENDA A LIDAR COM O ESTRESSE.
“Será que não tem nada fácil nessa lista?”, você deve estar pensando. Passar pelo médico periodicamente, não comer, não fumar, não beber, fazer exercícios e ainda aprender a lidar com o estresse!!?? Como !!!!!!!?????? @@$%)E*&/#]+!
Calma, calma. A fúria e a ansiedade diminuem a eficácia do Sistema Imune, o guarda-costas do seu organismo. Entre outras coisas, ele gerencia uma célula chamada Natural Killer, responsável pela eliminação de qualquer foco potencialmente canceroso. O Estresse contínuo diminui o nível dessa proteção e abre caminho para uma série de doenças, inclusive o câncer.
Para reduzir o estresse, não tenha vergonha de experimentar uma massagem de verdade, uma sessão revigorante de ioga, meditação, tai-chi, etc. E faça sexo pelo menos algumas vezes por semana.
10. TENHA UMA ATITUDE POSITIVA.
Ei, diga a verdade: com essa dica do sexo, você já começou a ter uma atitude positiva! Tente mantê-la pelo resto do dia – mas guarde o sorrisinho quando estiver naquela reunião com seu chefe. “Uma atitude positiva” significa amar a vida que existe em você. Ela é um tesouro ÚNICO e lhe pertence acima de todas as coisas. Assim que você tomar consciência disso, verá como é simples seguir o que foi dito até aqui.
- Dr. Alessandro Loiola é médico, escritor, palestrante e autor de Vida e Saúde da Criança e Obesidade Infantil. Atualmente reside e clinica em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Responsável Técnico: Dr. Alessandro Loiola, MD



Câncer Infantil

O câncer no Brasil atinge, entre 12 e 13 mil crianças, anualmente. Sessenta por cento dos casos podem ser curados, mas apesar disso, a doença ainda registra números alarmantes, representando no País a terceira causa-morte de crianças entre um e 14 anos de idade. Isto acontece, porque, nem metade crianças com câncer chegam aos centros multidisciplinares de tratamento de câncer.
Apesar de não poder ser prevenido como os cânceres em adultos, o câncer infantil é mais sensível aos tratamentos e por isso mais fácil de ser curado, porém a grande arma contra o câncer infantil é o diagnóstico precoce. Mudanças de atitudes, hábitos ou disposição nas crianças, geralmente devem ser investigados. Como os cânceres da infância não esfoliam e raramente sangram, não existe um método de detecção precoce.
Os cânceres infantis, quando no início, são facilmente confundidos com patologias menores, comuns em crianças. A presença de gânglios, por exemplo, pode denunciar um linfoma ou leucemia: a barriguinha volumosa pode indicar, ao invés de uma verminose, a presença de tumor no rim ou alças intestinais; enquanto dores de cabeça, inchaços ou distúrbios de visão prolongados, também podem sinalizar algum tipo de câncer.
O diagnóstico tardio, além de exigir um aumento na intensidade do tratamento, pode causar um número maior de seqüelas, como amputações e diminuição na qualidade de vida, além do óbito.
Entre os cânceres mais comuns entre as crianças estão as leucemias, os linfomas e os tumores do sistema nervoso central. Nas crianças, se compararmos com os adultos, a doença apresenta uma evolução mais rápida e na maioria dos casos, uma localização mais profunda no organismo.
O tratamento é muito eficaz, pois o câncer infantil é muito mais sensível à quimioterapia. Este método age eficazmente sobre as células em divisão, sendo indicado para cerca de 65% dos casos. A quimioterapia pode ser associada, também à cirurgia. Em alguns casos, entretanto, a melhor terapia é a radioterapia.
Outra forma de combate ao câncer infantil é o transplante de medula óssea. Esse método permite que se possa usar altas doses de quimioterapia. Estas dosesseriam letais caso o paciente não tivesse a sua medula óssea repousada, após a eliminação dos quimioterápicos.
A recuperação da medula pode ser feito através de transplante autólogo, usando as células da medula óssea do próprio paciente ou obtendoas células-mães no sangue periférico; ou por transplante alogênicos, a partir de doadores. Esses métodos podem beneficiar pacientes que são muito difíceis de serem curados pela quimioterapia convencional. Essas crianças representam entre 20 e 30% do total de crianças com câncer. Esta técnica normalmente é realizada em outros países, mas o Brasil já realiza o transplante em hospitais particulares.
Lúcia Helena Salvetti De CiccoEditora Chefe
Repasso a materia, pois tudo na nossa vida é muito mais importante que nos parece...