sexta-feira, 28 de março de 2008

Buscando Deus

Esta semana assisti a uma palestra numa comunidade Kardecista. O que chamam de centro espírita. Não gosto de usar o termo “espírita”, pois a maioria das pessoas por falta de conhecimento sobre esta filosofia (a cima de tudo Cristã) confundem-na com umbanda, macumba ou alguma religião ligada a magia, idéia esta completamente fora da realidade.

A filosofia de kardec prega a fé raciocinada, ligada a ciência, a lei de causa e efeito, ação e reação denominada “carma” e não admite dogmas. Aliás, o que me chamou atenção para conhecer mais a fundo este tema foram as primeiras palavras de Alan Kardec com as quais me deparei. Ele disse: Se em algum momento a ciência tiver alguma prova em contrario ao que explica o espiritismo, fique com a Ciência.

Não estou aqui para pregar ou defender esta doutrina, longe disto afinal de contas sou uma agnóstica assumida. Sempre que me perguntam qual minha religião respondo que sou um “ser procurante”. E como religião vem do verbo religare que significa religar-se, também procuro algum dos muitos caminhos que levam a Deus.

Não vou descrever aqui as palavras do palestrante, mas as idéias lançadas que tenho certeza instigaram muitos dos presentes naquele evento assim como eu a meditar sobre o assunto. Que é o momento que estamos vivendo ou pelo qual nosso planeta esta passando com a natureza reagindo a nossa falta de cuidado e respeito, pois é inegável o alerta que recebemos com tantas catástrofes naturais, geleiras derretendo, chuvas aqui secas ali. Sem falar no absurdo que é em pleno século XX pessoas morrendo por causa de um mosquito como esta epidemia de dengue que assola o Rio de Janeiro.

O desequilíbrio emocional cada vez maior que vemos noticiado todos os dias. Crianças cruelmente torturadas crimes e suicídios ...é deprimente....aliás este outro mal que atinge um numero cada vez maior de pessoas. Em resumo, o caos se estabelece.

E neste momento todos correm aos templos cada vez mais necessitados de fé.

E aí lembro do que li sobre Jesus, seus exemplos, seus ensinamentos. Impossível ser Cristão na verdadeira acepção da palavra, pois tão longe estamos da evolução espiritual ou moral para podermos nos dizer verdadeiramente Cristãos.

A humanidade até hoje discute e até mesmo deturpa magníficos ensinamentos. Quem consegue amar verdadeiramente seus inimigos? Perdoar sinceramente a todas as ofensas recebidas? Entre tantos outros exemplos que ele nos deu....

Mas... podemos caminhar nesta direção pois tenho certeza de que neste momento, mais do que nunca estamos precisando de Deus e conheço apenas dois caminhos. E a escolha cabe a nós o caminho da dor ou o do amor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais do que nuncam hoje, depois do que ouvi um Padre falar, concordo com voce...
Acho que ser "Procurante", será uma excelente forma de expressar, tud aquiloa que todos buscam: " A verdadeira essencia do ser humano, dento de uma natureza magnica, que o mesmo ser humano destrói, com pensamentos, palavras e obras, lámentavelmente...más!
Um grande abraço

Camaleoa

Anônimo disse...

Concordo com seu desabafo... Estamos sendo engolidos pelo próprio descaso do homem com relação aos recursos naturais e ao próprio ser... Eu sinto-me cada dia mais perdida e sem saber o que fazer... Temos ideais, objetivos e metas que traçamos em nossas vidas, mas com a humanidade do jeito que está penso: De que valerá todo o meu esforço? Haverá um futuro? É complexa a situação e por isto é que vemos pessoas desesperadas na busca de DEUS, porque acreditamos que somente um ser supremo poderá dar um jeito em tudo o que ocorre neste mundo... E seja em qual for a religião, este ser é DEUS!