terça-feira, 4 de setembro de 2007

Palavrão na sala de aula


No dia 02/09 o Fantástico apresentou uma matéria que me levou a pensar a respeito e analisar certas atitudes ( ou pelo menos “tentar” entender)
Uma professora de quarta serie de uma escola publica, cansada de ter suas aulas constantemente interrompidas por palavrões trocados pelos alunos, resolveu tomar uma atitude. Silenciosamente, enquanto o caos imperava na sala de aula, passou a escrever no quadro negro todos os palavrões que ouvia seus alunos pernunciando aos berros.
Quando finalmente teve a atenção de todos pelo que estava escrito na lousa, mandou que eles copiassem as palavras e consultassem o dicionário, pois ela queria que eles soubessem o que estavam dizendo afinal, a professora tinha convicção de que eles sequer sabiam o real significado das palavras que pronunciavam sem parar durante a aula.
Como as palavras eram muitas, não houve tempo de terminar o trabalho em aula e os alunos levaram para casa para concluírem a consulta.
Um pai, ao ver o que o filho estava fazendo como tema de casa rasga o caderno, o que fez com que a criança se desesperasse caindo em choro convulsivo pois não queria perder a nota pelo trabalho. Este pai, vai em busca de justiça junto com mais dois pais para processar a professora.
O Fantástico colocou no ar uma enquête para saber o que as pessoas achavam da atitude da professora. As opções eram
A professora agiu certo
A professora errou
Não vale um processo
Esperei o resultado da pesquisa e para meu alivio a maioria absoluta votou dando razão a professora.
Hoje me pus a pensar. Uma das mães deu entrevista falando que estava processando a professora porque achou um absurdo fazer com que crianças entre nove e onze anos escrevessem aqueles palavrões.
Ah ! quanta hipocrisia, meu nível de tolerância desceu para zero
Então quer dizer que falar pode? Procurar no dicionário o significado das palavras não?
Eu acho que o que esta professora fez, foi tentar educar aquelas pobres crianças órfãs.
Órfãs de pais que as eduquem e instruam, afinal, se nós não educarmos nossos filhos, com certeza alguém ou a vida um dia o fará.
Parabéns professora.

Vilma Philippsen

Um comentário:

Sfedorowicz@gmail.com disse...

Adorei a matéria Tucca, ainda mais eu q odeio fantastico, kkkkkkkk
beijos