domingo, 2 de setembro de 2007

TPM

TPM
Quem não conhece e não treme diante destas três letrinhas? Basta ficarmos um pouco mais sensíveis do que as pessoas ao nosso redor que lá vem alguém com a tradicional piadinha. Iiiiiiiiihhh ! Ta de TPM . (tem coisa mais irritante?)
Neste período que vai da ovulação até o final do fluxo da menstruação, nos tornamos as “mulheres a beira de um ataque de nervos”.... Ou de choro.
Época em que ficamos completamente desprovidas de culpa ao atingirmos verbalmente nossos amigos e familiares.
Outro dia meu filho de 15 anos que já aprendeu a reconhecer meus sintomas veio me perguntar.
-Sabe quantas mulheres de TPM é preciso pra trocar uma lâmpada?
Olhei pra ele desconfiada, pois estava num dos piores dias.
-Quantas?
Uma!!! E você sabe POR QUE só uma???... Porque ninguém dentro desta casa sabe COMO trocar uma lâmpada. São um bando de IMPRESTÁVEIS!!! Eles nem percebem que ela queimou. Eles podem ficar em casa no escuro por três dias antes de notar que a porra da lâmpada queimou! E quando eles notarem vão passar mais cinco dias esperando que EU troque a lâmpada, porque eles acham que eu sou a ESCRAVA deles!!! E quando eles se derem conta de que eu não vou trocar a lâmpada, eles ainda vão ficar mais dois dias no escuro porque não sabem que as lâmpadas novas ficam dentro da PORCARIA da dispensa. E se, por algum milagre, eles encontrarem as lâmpadas novas, vão arrastar a poltrona da sala ate o lugar onde esta a lâmpada queimada e vão arranhar o piso todo! Porque são INCAPAZES de saber onde a escada fica guardada! E inútil esperar que eles troquem a lâmpada, então sou eu mesmo que vou troca-la! E como eu sou uma mulher independente - NUNCA tive essas molezas que eles têm eu fico me matando para dar a eles todo conforto, eu mesma vou bla bla bla
Foi quando me dei por conta de que ele tem que conviver com isso, e achei que estava na hora de fazer alguma coisa por mim e pelas pessoas que convivem comigo, já que TPM no meu caso significa Totalmente Pirada e Maluca.
Então resolvi fazer uma pesquisa sobre o assunto e descobri que a polemica é grande.
TPM não é frescura nem invenção da cabeça de ninguém como algumas pessoas falam, e segundo pesquisas atinge 80% da população feminina. Como os sintomas chegam a 150, como tratar este distúrbio?
As sugestões são tantas que seria impossível segui-las, principalmente a que sugere a não ingestão de doces.
Meu Deus!!!!!!
Como atravessar esta fase sem chocolates? Impossível!
A cada dia surge uma nova descoberta e sugestão para aliviar os sintomas desta que até pouco tempo atrás não era reconhecida pela organização mundial da saúde como uma doença, digo até pouco tempo, pois este código esta mudando e finalmente nos Estados Unidos foi liberado o uso da fluoxetina para tratar da TPM.
E em meio a tantas sugestões de tratamento já tão conhecidas e ineficazes achei esta a melhor informação que obtive.
Aqui estou passando esta dica que achei valiosíssima já que pra mim a fluoxetina se mostrou a melhor solução para amenizar estes torturantes sintomas.
Se você faz parte desta estatística e quer amenizar seu sofrimento, o Google oferece uma infinidade de informações a respeito, para podermos ajudar nossos ginecologistas com sugestões, pois como diria uma mulher de TPM:
-Eles são homens, tem uma infinidade de teorias a respeito, mas não imaginam o que é passar por isto todo o mês bla blá...

Vilma Philippsen

Nenhum comentário: