terça-feira, 28 de agosto de 2007

Aonde foram parar?


Aonde foram parar?

Quando eu era criança, eu brinquei de roda, pulei corda, rodei bambolê, brinquei de pique esconde, pique pega, e cantava muito, como toda a criança saudável da minha idade। Hoje pergunto, aonde foram parar as brincadeiras infantis? Meus netos não conhecem as brincadeiras que brinquei as cantigas de roda que cantei... E isso me entristece. Lembro que na minha época, para minha mãe, falar égua, fora do tom ,era palavrão e pimenta certa... Eu tinha reais amiguinhas e junto a elas comíamos frutos ainda verdes colhidos no quintal de Dona Celeste, e ficávamos com imensas dores de barriga e... Castigo. Mas ficávamos imensamente felizes com nossas aventuras e excursões que fazíamos ao terreno vazio, ao lado de nossas casas e vínhamos cobertas de carrapichos. Jogava dominó, mico preto, pega varetas e banco imobiliário. Brincava de bonecas e meu irmão de pipa, pião, e cow-boy. Ah! Quantas vezes eu e minha irmã não fomos aprisionadas pelo cow-boy, com nossos bebes, por que éramos apaches... Que saudade... Meu sonho era, quando crescesse ser professora como meu pai, e o de minha irmã e primas também... Meu irmão sonhava ser desenhista! Tínhamos TV, preta e branca e era linda, por que ali assistíamos, Pica pau, Tom e Jerry, e a filmes e novelas, como o Direito de nascer... Hoje, as crianças, só cantam musicas metalizadas pelos computadores, desenhos com violência, jogos só da internet... As TVs, só falam da violência urbana, os desenhos são todos direcionados a lutas e violência, armas e bombas fantásticas. As novelas são impróprias ate mesmo para adultos, pois parece que hoje a intenção não é só esclarecer e sim, nos chocar com cenas que podemos subentender. E eu torno a perguntar: Onde estão as nossas crianças? Eles já nem sonham, como nos sonhamos, pois ao perguntar a uma criança o que ela seria no futuro, a resposta foi: - Ainda não sei, mas qualquer coisa ligada à informática. Ou seja, o mundo esta se direcionando para dentro dos computadores. Isso me assusta e entristece, embora até eu, seja uma viciada na internet. Mas a grande diferença entre eu e os jovens é: - Eu tive infância, adolescência e maturidade! O que será de nossas crianças? Pare! Pense! Não deixe que esse mundo virtual contamine completamente os seus filhos. Deixe que eles vivam e tomem as decisões corretas na sua vida. De a eles a chance de viver, somente isso...

Silvia Fedorowicz

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é um afto que atinge todas as idades, hoje mesmo me perguntei como minha filha de 11 anos me pede de aniversário um celular. Com 11 anos eu amava a barbie, fazia coleções de figurinhas e queria brinquedo de aniversário.

Adorei..