sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Ponto de vista


Estou divulgando aqui no Blog, estas crônicas que publiquei anteriormente em outro site porque acho que não devemos deixar que tudo isto simplesmente caia no esquecimento, como quase tudo neste País.
Nós, Brasileiros somos conhecidos como um povo de memória curta ou o País de chuteiras como somos definidos em época de Copa do Mundo.
Sei que a maioria de nós já nem lembra como os escândalos do atual Governo tiveram inicio o que comprova esta afirmação.
Minha intenção é não deixar que tantas vidas tenham se perdido em vão caindo no esquecimento.

Crônicas

Aeroporto internacional Salgado filho de Porto Alegre desde a década de
40.... O aeroporto da VARIG orgulho Gaúcho e Brasileiro. A Cia. aérea que foi considerada uma das três melhores do mundo. Seu centro de engenharia um dos cinco maiores do mundo reconhecido pelo seu padrão técnico prestava serviços para outras empresas nacionais e internacionais como Aerolíneas argentinas, Lufthansa entre outras. Transportou presidentes desde Getulio Vargas até FHC.
Nos áureos tempos da empresa seus escritórios de reserva e atendimento ao passageiro eram considerados verdadeiros mini-consulados extra-oficiais do País, pois prestavam os mais variados serviços de apoio e informações ao público Brasileiro em viagem.
Além da excelência no atendimento, estas lojas eram famosas pelo seu requinte e localização privilegiada como a de Paris em plena Champs Elisées e NY no Rockfeller Center.
Estremeço olhando em volta agora. Passageiros se unem em solidariedade aos parentes das vitimas da recente tragédia com o avião da TAM. Observo por alguns instantes o desespero de uns, as lágrimas silenciosas de outros e minha mente volta no tempo...um passado mais recente, onde me via em frente a um tapete vermelho sendo saudada junto a outros passageiros pelo presidente da TAM.
E todos elogiavam e comemoravam esta nova maneira de voar.
O Glamour de nossas viagens aéreas ficou para trás, sendo substituído pelo descaso e pela ganância de grandes empresários que viram neste novo investimento uma forma de impulsionar o mercado de turismo em grupo oferecendo preços mais atrativos com seus vôos charter.
A que preço???
Diante deste quadro de dor relembro o processo sobre o acidente de 96 em congonhas que até hoje não foi explicado... Ah sim... O reversor não funcionou... O dispositivo reserva também não...
O acidente com a explosão em 97 foi atribuído a um professor sem antecedentes que coincidentemente foi atropelado e quase morto dias depois do acidente antes de dar seu primeiro depoimento, e... Estranhamente a vitima da suposta bomba, atirada para fora do avião não possuía resíduos químicos no rosto ou nas mãos e como o próprio programa do Jô denunciou, não foi bomba nenhuma.
Setembro de 2001, outro acidente onde uma peça se soltou da turbina e atravessou a fuselagem causando despressurização e a morte de uma passageira cujo corpo foi expelido do avião através da janela.
Em 03/04/2002, um tripulante da TAM só não foi jogado pra fora do avião por ter sido seguro por um passageiro no vôo 3421 RJ/POA.
Aviões possuem sensores de portas abertas... Estavam ignorando o alerta ou não estava funcionando?
Posso citar outro pouso de emergência no Rio após incêndio em pleno vôo.
Poderia chamar de um record dois aviões de uma mesma companhia, caírem em um mesmo dia (agosto de 2002) um em campinas e outro em um pasto em Birigui SP?
Nesta época a Tam era considerada a melhor manutenção do mundo.
Melhor manutenção do mundo?
Então... Estranhamente estes problemas foram atribuídos a falida Fokker. Por que Fokkers continuam voando em todo o mundo e só os da TAM caem?
E qual foi à causa do acidente que matou o próprio dono da TAM?
Acharam que helicóptero novo não precisava da melhor manutenção do mundo?
Em 07/07/03 em Curitiba mais um acidente onde o avião atravessou a pista, pois o reverso apresentou problemas mesmo antes de decolar de Porto Alegre.
O avião estava com excesso de carga e o registro de superlotação havia sido adulterado.
Em 09/7/98 a TAM pousou em Guaraparí ES pensando ser vitória...
Novembro de 2003 os Air Bus começaram a se acidentar... Em Florianópolis, em Paris culpa da Fokker?
Ou do corte de custos e manutenção. Tripulação trabalhando sem folga, voar com pouco combustível, rotatividade de mão de obra...
Do meu ponto de vista as implicações sobre as situações que descrevi sobre contenção de despesas para fomentar o turismo são no mínimo questionáveis
Eu não sou perito em mecânica de aeronaves, não sei como funciona um departamento de segurança..
Sou apenas uma expectadora. Assisto a televisão como todo mundo e vejo as pessoas assistirem a tudo isso apenas com um vago interesse, como se tudo o que diz respeito a investigações fosse um assunto hermético.
Isso pode ser chamado de inércia ou, seja lá o nome que se da a isso...sentar em sua poltrona favorita e assistir o que é noticiado e quando um espetáculo dantesco aparece diante da tela a primeira lembrança que lhe vem a mente é o infeliz comentário de nossa ministra. E porque a minha mente passou toda aquela historia que descrevi, algumas pessoas estão se sentindo ..digamos...desconfortáveis.
Mas, depois de escrever sobre isto como colunista de um jornal e receber alguns comentários a respeito, pude perceber que não estou sozinha, que minhas constatações não são idéia exclusivamente minha, pois outras pessoas falam a mesma coisa e se sentem da mesma forma inconformados. Ha falta de esclarecimentos e excesso de lacunas que em nada contribuem para a solução deste problema tão grave.
Como eu, muita gente está se perguntando onde e quando isso vai parar.
Apenas de uma coisa tenho convicção só quando se admitir como tudo começou é que poderemos refazer este caminho e muda-lo.
Não digam que eu sou uma “viúva” da VARIG como são taxadas pessoas que compartilham da minha opinião, pois eu jamais fui contra inovações, muito antes pelo contrario.
Já lutei muito por isso, mas inovações que melhorassem o que estava ruim. Dediquei quinze anos da minha vida a fazer um turismo melhor numa época em que este setor estava estagnado numa verdadeira mesmice, mas sempre com humildade para voltar atrás quando tomava um caminho errado.
Não seria esta humildade que está faltando a quem tem agora o poder de voltar atrás, admitir e re-fazer o que começou errado? Ou o excesso de ganância, poder e prepotência não o permitem? Se for isso...que Deus nos acuda.
Jamais me esqueço de duas palavras de Daiane dos Santos... em uma entrevista ela com a maior simplicidade disse: “ EU ERREI” . ah! Se nossos dirigentes tivessem esta coragem ao invés de gastar seu tempo procurando em quem colocar a culpa.
Falando assim pode parecer simples demais, mas quando escrevi o livro “ O paraíso tem outro lado”, contei minha historia de forma simples, porque foram relatos de tramas, paixões, ganância desmedida, de experiências que eu conhecia muito bem, pois eu as vivenciei...eu participei e paguei o preço por isso. Paguei por dar uma basta na situação que estava sendo obrigada a viver, por não querer mais permitir ser pressionada e ceder a chantagens envolvendo minha vida pessoal.
Quando passei a divulgar minha opinião sobre o inicio das causas destes acidentes aéreos não esperava provocar nenhum tipo de polêmica, pois nada, absolutamente nada do que relatei pode ser considerado como inverdades. Afinal todas as afirmações que fiz são de domínio público.
Eu apenas juntei os pedaços como num quebra cabeças, que depois de completo se tornou uma paisagem obvia. E de tão nítida, tenho certeza que dificilmente conseguirei uma prova em contrário.
O fato de eu ter participado profissionalmente de um segmento ligado a aviação me deu a infeliz oportunidade de presenciar no meu dia a dia certas falhas, o que não me torna atualmente uma testemunha; prefiro dizer que fui e sou ainda uma expectadora como tantas outras pessoas. A diferença entre mim e estas outras pessoas é que tenho o habito de escrever o que sei e o que sinto como escritora que sou.
Falei no inicio que a VARIG transportou presidentes de Getulio a FHC até que este contratou um avião da TAM e depois o governo adquiriu um novo avião para uso da presidência da república.Muitas recordações assolavam minha mente numa rapidez vertiginosa.Enquanto todo o País procura os responsáveis pela mais recente tragédia da TAM, eu me dou por conta de quando tudo isso começou.Em meio a um paraíso turístico, que vivia no momento o apogeu e a Gloria de seu festival de cinema, surgem dois personagens que iriam mudar completamente o rumo do turismo daquela região.... E em minha opinião, o destino de muitas companhias aéreas que logo estariam desaparecendo no ar...Um deles dono de uma operadora de viagens chamada CVC turismo e o outro, dono de uma companhia aérea chamada TAMA operadora de turismo fretaria vôos charters para viabilizar o inicio dos vôos da TAM correndo o risco de arcar com o fretamento de vôos, mesmo sem garantia de passageiros para lotar estes aviões. Uma cartada audaciosa mas que tinha um esquema que se colocado em pratica conforme o previsto faria este projeto literalmente “decolar”. Nascia o projeto cooperados Serras Gaúchas. Formava-se um convenio entre CVC e comerciantes da região para incentivar o turismo local. Um pool de fabricas, lojas e hotéis patrocinaria o projeto repassando uma cota em dinheiro que seria usada para bancar a baixa nos preços dos pacotes ..em troca, os guias que lideravam os grupos de turistas induziriam os clientes a fazerem suas compras apenas nos locais pré-estabelecidos, ou seja as empresas conveniadas.E conforme previsto, o projeto decolou e logo convênios idênticos eram praticados em outros roteiros , servindo o projeto Serras Gaúchas como piloto. Um exemplo a ser seguido em outros destinos e logo imitado por outras agencias de viagens.Desta época até o ano de 2002 passei praticamente todos os finais de semana neste aeroporto. E via as filas de check- in da TAM aumentarem vertiginosamente e a cada final de semana os balcões das VASP TRANSBRASIL E VARIG mais e mais desertos.Coordenando os embarques e desembarques de passageiros em nossos vôos charters.Assistia temerosa, o embarque de excessos de bagagens, sabendo dos acidentes ocorridos por excesso de cargas nas aeronaves, mas tudo era permitido já que existia um acordo de cavalheiros entre estes empresários e o vale- tudo para conquistar os clientes de outras companhias. Companhias estas que como a VARIG era apontada como um cabide de empregos, pois, contratava o triplo de funcionários que qualquer outra companhia se permitia. Irônico se não fosse trágico... Hoje a TAM ser acusada de ter seus funcionários trabalhando alem da jornada permitida, A VARIG cedia acentos vazios para autoridades... a TAM dava carona a passageiros q eventualmente nem constavam na lista ( eu mesma viajei desta forma quando visitava a matriz da empresa em São Paulo, e como coordenadora do projeto autorizava embarque de tripulantes que precisavam voltar a seus destinos para assumirem outro vôos) . Rotatividade de funcionários e tudo isso para baratear as passagens. Economia de combustível, e todos os custos sendo enxugados para praticar tarifas com até 70% de desconto. É este o valor destas centenas de vidas que se perderam em todos estes acidentes? Quanto vale uma vida????Logo o turismo nacional aéreo/terrestre entrou em ascensão. Muitas camadas da população que antes não tinha condições de fazer longas viagens em suas férias passaram a aproveitar os preços tão acessíveis dos pacotes turísticos que podiam ser pagos em até 10 ou 12 vezes... enquanto os empresários evolvidos nesta grande idéia alardeavam o maior crescimento da indústria do turismo “ a industria que não poluiHoje eu me pergunto....Mas...quem paga esta conta? Quem tem pago esta conta?
Quantos dias se passaram daquele crime horrível? Alguém lembra?
De que crime estou falando?
Da tragédia em congonhas
Crime sim. Porque hoje sabemos que aquela aeronave não estava em pleno funcionamento, que um dos manetes estava na posição errada e o reverso direito estava bloqueado.
Uma pane que pode muito bem ter sido inédita para a tripulação por um simples detalhe: Falta de treinamento
A cada dia vem se confirmando o que venho dizendo nesta coluna.
O Governo devia 3 bilhões a VARIG, poderia muito bem ter feito um acordo e salvado a companhia e hoje com certeza não teríamos tragédias destas proporções. E porque o Governo não fez este acordo? Será por conivência com pessoas amigas que não tinham o interesse de que a VARIG sobrevivesse? Não é segredo pra ninguém que os colarinhos brancos protegem seus amigos, pois vemos em cargos de diretoria políticos fazendo as vezes de técnicos que nada entendem de segurança mas que ao mesmo tempo não podem ser demitidos, afastados e substituídos de seus cargos a menos que termine seu mandato ou que eles mesmo resolvam renunciar ( esta foi a maior palhaçada que ouvi nos principais jornais da rede Globo durante estes dias) enquanto o congresso se reúne para tentar mudar esta lei e nosso ministro toma providencias para que as poltronas dos aviões tenham um maior espaço entre elas deveriam se ocupar em solucionar esclarecer , punir os culpados e mudar de vez este quadro. Como Diria Boris Casoy “ isto é uma vergonha” um chavão que com certeza combina perfeitamente com tanta irresponsabilidade.
A aeronave de nosso presidente não sai sem que esteja tudo funcionando perfeitamente isso é sabido. Então porque na aviação comercial isto é permitido? Porque neste caso não há a mesma fiscalização?
Enquanto isso,estamos hoje assistindo a protestos de pessoas inconformadas como o grupo “Cansei” que se reuniu aos parentes das vitimas para dizer que estamos cansados deste descaso, cansados de corrupção cansados desta pouca vergonha que assola o País.
Cansados de crimes como este cometido em nome da ganância. Ganância esta que agora faz com que a TAM arrisque perder tudo o que conseguiu até hoje. Isto é, se daqui a nove meses for decidido que a responsabilidade é mesmo da TAM, porque até agora julgaram e condenaram a pista, o ANAC, entre outros fatores simplesmente absolvendo a TAM.
Vamos esperar que daqui a nove meses quando que é o prazo para que a avaliação sobre este “acidente” seja revelado, não nos venham com algum relatório tão evasivo quanto o que nos tem informado até o momento.
Vamos esperar....




Vilma Philippsen

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