terça-feira, 28 de agosto de 2007

Mundo Virtual


Olhando para a tela do meu computador, um mundo que se abre numa janela em nossa sala, um mundo vasto, cheio de informações e de pessoas que vivem dentro dele.
Salas de bate papo onde se conhece muita gente. Claro que poucas pessoas com quem realmente vale a pena seguir com uma amizade. Encontramos muitas pessoas falsas; aliás, é incrível como tem pessoas de olhos azuis fico imaginando... Será que sou a única pessoa neste mundo que tem olhos castanhos? Todo mundo é sarado no mundo virtual. Barriguinha? Nem pensar, quase todo mundo é perfeito, mas é uma opção para quem esta só e não sente vontade de ir a bares para conhecer pessoas. O conforto de um velho roupão pode muito bem substituir um elegante traje black tye dentro de nossa casa mesmo.
Visitei sites de jogos onde acabei fazendo muitos amigos; Depois de passar uma peneira descobrimos pessoas incríveis, seres humanos maravilhosos, sensíveis e verdadeiros que nos ensinam muito e passam a fazer parte de nossas vidas, de nosso dia a dia e até mesmo ocupando um espaço em nosso coração.
Pessoas com quem se passa horas conversando e acaba desenvolvendo certo afeto já que nesta pequena tela, as pessoas dizem coisas que com certeza não diriam a ninguém pessoalmente para não expor seus medos e sentimentos porque a maioria de nós tem medo de parecer vulnerável, pois demonstrando nossas fraquezas poderemos correr o risco de ser magoados, atingidos pelos adversários que adquirimos em nossa vida profissional, e jogos de interesses que nos cercam.
Pensamos que através desta telinha não poderemos ser atingidos... Até que alguém nos atinge em cheio e nesta hora percebemos que grande engano cometemos pensando desta forma, pois nossos amigos virtuais já fazem parte de nossa intimidade, já invadiram nossa vida e se tornaram realmente importantes.
Quantas experiências são trocadas, em meio a desabafos e confidencias.
Quantas vezes corremos até o computador a procura daquela amiga com quem dividimos nossas pequenas vitórias ou precisamos de um valioso conselho.
E quantas vezes paramos para avaliar esses relacionamentos quando alguém vem nos alertar, com aquele ar de quem entende do que sequer conhece, dizendo que ficar tanto tempo na frente do computador não é saudável. E realmente se prestarmos atenção, percebemos que corremos sérios riscos, pois alguns relacionamentos virtuais não são saudáveis mesmo. Não porque ficamos muito tempo na frente do pc, mas porque nos deixamos envolver por personalidades perigosas, bipolares e dominadoras e desprevenidos nos deixamos dominar por isso, ou por comodismo ou por medo de perder alguém a quem imaginamos amar.
São os riscos que corremos quando permitimos que pessoas que estão a muitos quilômetros de distancia nos manipulem. Estes são os “profissionais da NET”. Aquelas pessoas que não nos darão a mínima chance de sair do virtual e entrar no real..
Mas cá entre nós, quem pode se dizer imune aos encantos de um homem sensível, que nos manda poesias que parecem falar de nós, que parece ter o poder de desnudar nossa alma e entender nossos conflitos.
Quem neste mundo virtual já não viveu uma ilusão por alguém com o perfil que descrevi? Quem um dia não sofreu pela perda desta ilusão?
E vale a pena tudo isso? Tanta emoção e até mesmo sofrimento através do que chamam de uma simples tela fria?Pois é... Isso faz parte de um aprendizado... como no mundo real, aqui neste mundo virtual também evoluímos e aprendemos lições valiosas



O que me levou quase que por acaso a buscar pessoas com quem conversar foi o fato de estar atravessando um período em que eu não queria contato com ninguém, pois passava por mudanças drásticas em minha vida e o isolamento de fez necessário.
Isolando-me do mundo real este mundo virtual era meu único contato com outras pessoas. Era nas salas de jogos que eu voltava a dar risadas e entre a descoberta de bons parceiros de canastra, rsrsrs e kkks minha pagina de amigos ia crescendo e rapidamente meu MSN lotava de novos contatos. Alguns permaneceram apenas o tempo suficiente de demonstrar suas intenções quando vinham com a clássica pergunta: Você tem cam? O que você está vestindo agora? Eram os “olhos azuis saradões” a procura de sexo logo rotulado de punheteiros virtuais, ou um daqueles garotões a procura de uma “tia” carente (todos sempre tão previsíveis) que eram deletados na hora
Permaneceram por mais tempo alguns típicos Dom Juans que se mostraram um filão de informações a respeito da personalidade masculina, o que para mim era interessante, uma vez que eu estava escrevendo meu segundo livro e aproveitava para colher informações e formar a personalidade de alguns personagens.
Claro que este valioso útil e até necessário recurso pra jogar para fora de nossa vida o lixo virtual, às vezes também é utilizado com pesar, quando algum contato mais intimo e querido extrapola com o também conhecido “ciúme da NET”
O ciúme virtual já despertou a curiosidade de psicólogos, que fizeram uma pesquisa e analise sobre este tema tão controverso, incomodo inconveniente, mas... que faz parte deste mundo através da tela.
Quantas vezes somos deletados porque alguém nos exige atenção exclusiva no momento em que estamos ouvindo algum desabafo de uma amiga que recorre a nós por estar passando por alguma situação difícil e demoramos um minutinho pra atender. Chegamos a tremer diante do som de chamado de atenção, pois este recurso que faz tremer também a tela é capaz até mesmo de provocar estresse em determinadas circunstancias. O que é bastante comum de acontecer.
Às vezes acabamos sendo rotuladas de terapeutas virtuais quando ajudamos com sugestões e conselhos; e claro, também temos nossos amigos terapeutas, dispostos a nos ouvir quando precisamos.
Mas se somos deletados por motivos tão infantis e egoístas, devemos lembrar de que esta pessoa era mais uma de nossas ilusões, pois se perdemos um amigo é sinal de que na verdade não era nosso amigo. Jamais perdemos Amigos.
Os que tomam este tipo de atitude são pessoas egoístas e tão voltadas para si mesmas que jamais disporiam de seu tempo para ouvir um amigo. Para elas o mundo gira em torno de seu próprio umbigo e quando saem de nossa lista.... Já vão tarde
Situações como esta acabam nos obrigando muitas vezes a criar um outro endereço de MSN para podermos administrar nossos contatos e evitar este tipo de situação.
Até mesmo para os sites de jogos acabamos criando um perfil diferente, que chamamos de Fake para poder jogar com tranqüilidade e sem as costumeiras cobranças dos ciumentos que começam a nos chamar a atenção para o fato de estarmos jogando há muito tempo com outros “migos e “migas”.
Não é incrível como pessoas adultas nestas ocasiões agem como grandes crianças birrentas? E desta forma um simples passa tempo acaba se tornando uma verdadeira aventura social. Porque aqui neste mundo virtual nos tornamos conhecidos pelos nossos nicks e como no mundo real escolhemos nosso circulo de amigos.
Para quem não conhece este mundo, tudo isto que estou falando pode parecer um absurdo, mas aquelas pessoas que por algum motivo escolheram fazer parte dele, tenho certeza de que até sorriram ao ler alguns trechos do que estou expondo porque já se viram em situações idênticas as que descrevi e já sentiram na pele as angustias as alegrias as ilusões e desilusões deste mundo que gira ao lado de nossa vida real.
E será que vale a pena tudo isso? Tenho certeza de que sim. Porque depois de todo este aprendizado, descobrimos que selecionamos pessoas reais e maravilhosas a quem conhecemos profundamente e vamos mudá-las do virtual para o real.
Vale à pena... Sempre vale a pena apesar de todos os pesares.

Vilma Philippsen

Nenhum comentário: